Notícias

por Interlegis — publicado 26/04/2019 12h55, última modificação 17/10/2019 13h11

Notícias

por Interlegis — última modificação 29/04/2019 13h25

Notícias - Leia mais…

Instituto Memória preserva a história de Primavera

por adm publicado 04/03/2015 11h30, última modificação 29/04/2019 13h27

O Instituto Memória da Câmara Municipal foi criado para preservar a história de Primavera do Leste, bem como preservar também a memória do Poder Legislativo, através de jornais, objetos, revistas, documentos, fatos, filmagens, fotos, dentre outros.

O Instituto memória foi inaugurado no dia 25 de junho de 2008. Conforme o presidente Josafá Barboza (PP) a preservação da história do município é um patrimônio para a comunidade – “…os valores culturais, sociais, momentos históricos da cidade, a evolução e o desenvolvimento, fases de transição, o trabalho dos gestores públicos, os pioneiros de Primavera, enfim, tudo isso tem que ser preservado e esse trabalho impede que o tempo apague e caia no anonimato”.

O Instituto funciona no horário das 12h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira. O instituto é aberto à comunidade e para que escolas visitem o espaço um agendamento pode ser feito pelo 3498-3590 com a direção da Casa de Leis.

“Manter viva a história de Primavera é o mais importante, e o instituto cumpre esse papel. Esse acervo todo será repassado as futuras gerações”, resume o 1º secretário Valdecir Vado (DEM).

 

“BAÚ DO TEMPO” será reaberto em 2036

 

No instituto está depositado o “Baú do Tempo”, uma caixa lacrada com pertences, fotos, jornais, cartas projetando o futuro de Primavera e vários outros objetos que foram depositados pela comunidade em dezembro de 2011 quando então Primavera completou 25 anos. O baú será reaberto em 13 de maio de 2.036, quando então Primavera estará completando 50 anos.

Alunos da Vila União visitam Instituto Memória

por adm publicado 10/03/2015 13h20, última modificação 02/05/2019 11h15

Na manhã desta terça-feira, 10, alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Campo Vila União estiveram visitando o Instituto Memória da Câmara Municipal.

Acompanhados das professoras Leidineia Oliveira e Claudia Lina e recepcionados pela coordenadora do Instituto, Loila Rossato, cerca de 40 alunos tiveram uma aula extra-sala sobre a história e os fatos que estão registrados do desenvolvimento de Primavera do Leste.

Os alunos foram conhecer de perto o trabalho que é desenvolvido no instituto como sistema de arquivamento e conservação de documentos que trazem a história de Primavera, as leis, projetos, fotos antigas, registros de documentos entre outros.

“É um trabalho fantástico e interessante que enriquece sim o conhecimento dos alunos, muitos deles nasceram aqui. Realmente muito bonito o local e fomos muito bem recebidos”, disse a professora Claudia Lina.

Os alunos ficaram atentos a tudo que foi explanado pela coordenadora do Instituto, Loila Rossato – “…é gratificante explicar, mostrar este belo trabalho que temos aqui. Os alunos conheceram o armazenamento dos documentos, as técnicas de arquivo, a conservação resguarda nossa história, e principalmente, aprenderam um pouco sobre a história de nossa bela cidade”.

O presidente do Legislativo, Josafá Barboza (PP), ressaltou que o Instituto Memória é referência no Estado – “…recebemos visitantes de diversas cidades do Estado e até de fora. É realmente um trabalho primoroso resgatar, conservar, catalogar a história de Primavera e claro, oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar isso”, destacou.

O Instituto Memória está aberto de segunda a sexta, das 12h às 18h e é aberto á comunidade. Professores que se interessam em levar seus alunos para conhecer o instituto devem fazer um pré-agendamento na diretoria legislativa, através do fone 3498 3590.

Prefeito de Nova Xavantina conhece Instituto Memória

por adm publicado 20/02/2015 14h25, última modificação 02/05/2019 11h22

Na tarde desta quinta-feira, 19, o presidente da Câmara Municipal de Primavera, Josafá Brboza (PP), recebeu a visita ilustre do prefeito de Nova Xavantina, Gersino Rosa (PSD) que estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal daquele município, vereador Nei Welinton (PSD) e do historiador e jornalista, Archimedes Carpetini.

O Prefeito explicou que a visita teve por objetivo conhecer o Instituto Memória da Câmara Municipal de Primavera e implantar um projeto semelhante na Câmara daquele município – “…é um projeto modelo e referência no Estado neste segmento. Com certeza valoriza e resguarda a história do município, com documentos bem preservados, relatos históricos, fotos, enfim, todos podem constatar de perto a história da cidade e é isso que deve ser proposto em Nova Xavantina”, disse Gersino.

O presidente da Câmara de Nova Xavantina, Nei Welinton, afirmou que a história de um município deve ser preservada – “…o Instituto da Câmara de Primavera cumpre este papel, valoriza todos momentos importantes da história da cidade, sem falar no belo espaço físico criado. A nossa proposta é implantar um semelhante em Nova Xavantina, porque lá também temos uma bela história de trabalho, de desafios, colonização desde o surgimento do município, e é isso que vamos propor”, disse.

O presidente da Câmara de Primavera, Josafá Barboza, reforçou que o Instituto Memória é um dos mais belos projetos da Casa – “…é a valorização a história de Primavera, sua evolução desde a colonização, o pioneirismo, sua tradição cultural ao longo dos anos, tudo isso está preservado e essa é a função. Ficamos lisonjeados deste projeto da Câmara de Primavera ser referência e servir de modelo”, afirmou.

O Prefeito e demais visitantes levaram em mãos o projeto do instituto para implantarem em Nova Xavantina – “…agradeço a receptividade do presidente Josafá, dos demais vereadores e do pessoal do instituto que nos atendeu muito bem. Com certeza daremos sequência a este trabalho também”, disse.

Os vereadores vice-presidente da Casa, Welinton Barracão (DEM); 1º secretário Valdecir Vado (DEM); vereadores Paulo Donin (PROS), Volnei Lorenzzon (DEM) e Irineu Junior (SOL) também acompanharam a visita.

“O instituto tem um sistema de arquivamento e preservação que resguarda a nossa história. São documentos históricos que estão acessíveis aos cidadãos, é um espaço histórico cultural de muita importância para nossa cidade e aproveito e convido à comunidade a conhecer este espaço”, assinalou o 1º secretário Valdecir Vado.

O Instituto Memória está localizado no prédio da Câmara Municipal de Primavera e funciona no horário: 12h00 às 18h00.

Acervo do Instituto Memória está sendo digitalizado

por adm publicado 10/07/2019 11h40, última modificação 17/12/2024 13h21

Preservar o acervo histórico do Legislativo e a história viva do município, arquivados no Instituto Memória, nas dependências da Câmara Municipal, é uma das prioridades da atual gestão da Câmara Municipal de Primavera do Leste. Com apenas um click será possível ter acesso a grande parte da história política, que começou a ser digitalizada. Cerca de 2.300 normas jurídicas, entre portarias e resoluções já foram digitalizadas e mais de 400 projetos de leis estão disponíveis no portal da instituição.

O projeto de digitalização visa disponibilizar registros que preservam o maior patrimônio documental do município, desde a formação até os dias atuais. São 33 anos de histórias registradas em fotos, material audiovisual, entrevistas e documentos.

O presidente Paulo Márcio, DEM, entende que é imprescindível preservar todo acervo histórico e, mais importante ainda é democratizar o acesso aos dados históricos do município a estudantes, pesquisadores, jornalistas, historiadores e ao cidadão comum que queira conhecer a saga de tanta gente que construiu esse município. 

Para Paulo Márcio a responsabilidade da Câmara em conservar esse material é imensurável, “esse projeto sistemático de preservação é fundamental para facilitar a pesquisa histórica e possibilitar que as pessoas conheçam, por meio de um simples click, os primeiros fatos do nascimento de nosso município e a importância do papel do Legislativo na política local”.

O processo de digitalização conta com uma série de cuidados para não danificar os documentos. Além disso, todo esse material será disponibilizado no site do Instituto Memória, em fase de construção. 

 

image.jpeg

image (1).jpeg

image (2).jpeg

☛ALUNOS DA APAE VISITAM CÂMARA EM ATIVIDADES QUE BUSCAM INCLUSÃO

por Elizama Marques publicado 24/08/2023 12h41, última modificação 24/08/2023 12h41
Grupo da Alegria acompanhou os alunos que tem a nobre finalidade de levar alegria e entretenimento saudável

Durante período da manhã e tarde desta terça (22/08) os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Primavera do Leste estiveram visitando a sede do Legislativo Municipal e conhecendo o Acervo do Instituto Memória da Casa.

O trabalho da equipe Diretiva da APAE, juntamente com as instituições é buscar enfatizar a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras que limitam a inclusão.

Os alunos estiveram acompanhados da Diretora Jucilene Figueredo e da Coordenadora da entidade, Edivania Oliveira, bem como professores e o grupo da Alegria.

 

☛COORDENADORA DESTACA QUE INSTITUTO RESGUARDA A HISTÓRIA DE PRIMAVERA

 

A visita foi acompanhada de perto pela Coordenadora do Acervo do Instituto, Elizama Marques – “...o Instituto memória resguarda, reúne, sistematiza e preserva a documentação histórica de Primavera, fotos, documentos, e demais materiais que contam a trajetória de desenvolvimento e progresso de nossa cidade, e todo esse material auxilia tanto na pesquisa de estudantes, pesquisa acadêmica, também nos trabalhos dos vereadores (as), ao buscarem e levantarem informações primárias sobre a cidade, e assim, a qualquer cidadão nas mais diversas áreas de formação ou atuação, é a história de Primavera resguardada...”, explica Elizama.

Os alunos estiveram na Casa de Leis conhecendo as dependências, departamentos e recebendo informações sobre as funções do legislativo.

 

☛ Ver. ENFERMEIRA GIOVANA DESTACA AÇÕES INCLUSIVAS

 

A vereadora Enfermeira Giovana (MDB) no saguão principal pontuou aos alunos sobre a importância da inclusão, das causas defendidas e da importância em apoiar as causas da instituição APAE – “...temos sempre que reforçar e ampliar essa interação e atividades que promovam a inclusão, é uma luta sim de todos nós, esta Casa está sempre aberta às entidades, escolas, e que venham nos visitar...”.

Servidores do Legislativo de Barra do Garças Conhecem o Sistema do Instituto Memória - 2023-04-28

por Elizama Marques publicado 17/12/2024 13h22, última modificação 17/12/2024 13h22
Servidores do Legislativo de Barra do Garças Conhecem o Sistema do Instituto Memória - 2023-04-28