Notícias

por Interlegis — publicado 26/04/2019 12h55, última modificação 17/10/2019 13h11

Notícias

por Interlegis — última modificação 29/04/2019 13h25

Notícias - Leia mais…

Instituto Memória preserva a história de Primavera

por adm publicado 04/03/2015 11h30, última modificação 29/04/2019 13h27

O Instituto Memória da Câmara Municipal foi criado para preservar a história de Primavera do Leste, bem como preservar também a memória do Poder Legislativo, através de jornais, objetos, revistas, documentos, fatos, filmagens, fotos, dentre outros.

O Instituto memória foi inaugurado no dia 25 de junho de 2008. Conforme o presidente Josafá Barboza (PP) a preservação da história do município é um patrimônio para a comunidade – “…os valores culturais, sociais, momentos históricos da cidade, a evolução e o desenvolvimento, fases de transição, o trabalho dos gestores públicos, os pioneiros de Primavera, enfim, tudo isso tem que ser preservado e esse trabalho impede que o tempo apague e caia no anonimato”.

O Instituto funciona no horário das 12h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira. O instituto é aberto à comunidade e para que escolas visitem o espaço um agendamento pode ser feito pelo 3498-3590 com a direção da Casa de Leis.

“Manter viva a história de Primavera é o mais importante, e o instituto cumpre esse papel. Esse acervo todo será repassado as futuras gerações”, resume o 1º secretário Valdecir Vado (DEM).

 

“BAÚ DO TEMPO” será reaberto em 2036

 

No instituto está depositado o “Baú do Tempo”, uma caixa lacrada com pertences, fotos, jornais, cartas projetando o futuro de Primavera e vários outros objetos que foram depositados pela comunidade em dezembro de 2011 quando então Primavera completou 25 anos. O baú será reaberto em 13 de maio de 2.036, quando então Primavera estará completando 50 anos.

Alunos da Vila União visitam Instituto Memória

por adm publicado 10/03/2015 13h20, última modificação 02/05/2019 11h15

Na manhã desta terça-feira, 10, alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Campo Vila União estiveram visitando o Instituto Memória da Câmara Municipal.

Acompanhados das professoras Leidineia Oliveira e Claudia Lina e recepcionados pela coordenadora do Instituto, Loila Rossato, cerca de 40 alunos tiveram uma aula extra-sala sobre a história e os fatos que estão registrados do desenvolvimento de Primavera do Leste.

Os alunos foram conhecer de perto o trabalho que é desenvolvido no instituto como sistema de arquivamento e conservação de documentos que trazem a história de Primavera, as leis, projetos, fotos antigas, registros de documentos entre outros.

“É um trabalho fantástico e interessante que enriquece sim o conhecimento dos alunos, muitos deles nasceram aqui. Realmente muito bonito o local e fomos muito bem recebidos”, disse a professora Claudia Lina.

Os alunos ficaram atentos a tudo que foi explanado pela coordenadora do Instituto, Loila Rossato – “…é gratificante explicar, mostrar este belo trabalho que temos aqui. Os alunos conheceram o armazenamento dos documentos, as técnicas de arquivo, a conservação resguarda nossa história, e principalmente, aprenderam um pouco sobre a história de nossa bela cidade”.

O presidente do Legislativo, Josafá Barboza (PP), ressaltou que o Instituto Memória é referência no Estado – “…recebemos visitantes de diversas cidades do Estado e até de fora. É realmente um trabalho primoroso resgatar, conservar, catalogar a história de Primavera e claro, oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar isso”, destacou.

O Instituto Memória está aberto de segunda a sexta, das 12h às 18h e é aberto á comunidade. Professores que se interessam em levar seus alunos para conhecer o instituto devem fazer um pré-agendamento na diretoria legislativa, através do fone 3498 3590.

Prefeito de Nova Xavantina conhece Instituto Memória

por adm publicado 20/02/2015 14h25, última modificação 02/05/2019 11h22

Na tarde desta quinta-feira, 19, o presidente da Câmara Municipal de Primavera, Josafá Brboza (PP), recebeu a visita ilustre do prefeito de Nova Xavantina, Gersino Rosa (PSD) que estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal daquele município, vereador Nei Welinton (PSD) e do historiador e jornalista, Archimedes Carpetini.

O Prefeito explicou que a visita teve por objetivo conhecer o Instituto Memória da Câmara Municipal de Primavera e implantar um projeto semelhante na Câmara daquele município – “…é um projeto modelo e referência no Estado neste segmento. Com certeza valoriza e resguarda a história do município, com documentos bem preservados, relatos históricos, fotos, enfim, todos podem constatar de perto a história da cidade e é isso que deve ser proposto em Nova Xavantina”, disse Gersino.

O presidente da Câmara de Nova Xavantina, Nei Welinton, afirmou que a história de um município deve ser preservada – “…o Instituto da Câmara de Primavera cumpre este papel, valoriza todos momentos importantes da história da cidade, sem falar no belo espaço físico criado. A nossa proposta é implantar um semelhante em Nova Xavantina, porque lá também temos uma bela história de trabalho, de desafios, colonização desde o surgimento do município, e é isso que vamos propor”, disse.

O presidente da Câmara de Primavera, Josafá Barboza, reforçou que o Instituto Memória é um dos mais belos projetos da Casa – “…é a valorização a história de Primavera, sua evolução desde a colonização, o pioneirismo, sua tradição cultural ao longo dos anos, tudo isso está preservado e essa é a função. Ficamos lisonjeados deste projeto da Câmara de Primavera ser referência e servir de modelo”, afirmou.

O Prefeito e demais visitantes levaram em mãos o projeto do instituto para implantarem em Nova Xavantina – “…agradeço a receptividade do presidente Josafá, dos demais vereadores e do pessoal do instituto que nos atendeu muito bem. Com certeza daremos sequência a este trabalho também”, disse.

Os vereadores vice-presidente da Casa, Welinton Barracão (DEM); 1º secretário Valdecir Vado (DEM); vereadores Paulo Donin (PROS), Volnei Lorenzzon (DEM) e Irineu Junior (SOL) também acompanharam a visita.

“O instituto tem um sistema de arquivamento e preservação que resguarda a nossa história. São documentos históricos que estão acessíveis aos cidadãos, é um espaço histórico cultural de muita importância para nossa cidade e aproveito e convido à comunidade a conhecer este espaço”, assinalou o 1º secretário Valdecir Vado.

O Instituto Memória está localizado no prédio da Câmara Municipal de Primavera e funciona no horário: 12h00 às 18h00.

☛ALUNOS DA APAE VISITAM CÂMARA EM ATIVIDADES QUE BUSCAM INCLUSÃO

por Elizama Marques publicado 24/08/2023 12h41, última modificação 24/08/2023 12h41
Grupo da Alegria acompanhou os alunos que tem a nobre finalidade de levar alegria e entretenimento saudável

Durante período da manhã e tarde desta terça (22/08) os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Primavera do Leste estiveram visitando a sede do Legislativo Municipal e conhecendo o Acervo do Instituto Memória da Casa.

O trabalho da equipe Diretiva da APAE, juntamente com as instituições é buscar enfatizar a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras que limitam a inclusão.

Os alunos estiveram acompanhados da Diretora Jucilene Figueredo e da Coordenadora da entidade, Edivania Oliveira, bem como professores e o grupo da Alegria.

 

☛COORDENADORA DESTACA QUE INSTITUTO RESGUARDA A HISTÓRIA DE PRIMAVERA

 

A visita foi acompanhada de perto pela Coordenadora do Acervo do Instituto, Elizama Marques – “...o Instituto memória resguarda, reúne, sistematiza e preserva a documentação histórica de Primavera, fotos, documentos, e demais materiais que contam a trajetória de desenvolvimento e progresso de nossa cidade, e todo esse material auxilia tanto na pesquisa de estudantes, pesquisa acadêmica, também nos trabalhos dos vereadores (as), ao buscarem e levantarem informações primárias sobre a cidade, e assim, a qualquer cidadão nas mais diversas áreas de formação ou atuação, é a história de Primavera resguardada...”, explica Elizama.

Os alunos estiveram na Casa de Leis conhecendo as dependências, departamentos e recebendo informações sobre as funções do legislativo.

 

☛ Ver. ENFERMEIRA GIOVANA DESTACA AÇÕES INCLUSIVAS

 

A vereadora Enfermeira Giovana (MDB) no saguão principal pontuou aos alunos sobre a importância da inclusão, das causas defendidas e da importância em apoiar as causas da instituição APAE – “...temos sempre que reforçar e ampliar essa interação e atividades que promovam a inclusão, é uma luta sim de todos nós, esta Casa está sempre aberta às entidades, escolas, e que venham nos visitar...”.

Servidores do Legislativo de Barra do Garças Conhecem o Sistema do Instituto Memória - 2023-04-28

por Elizama Marques publicado 18/03/2024 12h35, última modificação 18/03/2024 12h37
Servidores do Legislativo de Barra do Garças Conhecem o Sistema do Instituto Memória - 2023-04-28

Servidores do Legislativo de Barra do Garças Conhecem o Sistema do Instituto Memória - 2023-04-28 - Leia mais…