Prefeito de Nova Xavantina conhece Instituto Memória

por adm publicado 20/02/2015 14h25, última modificação 02/05/2019 11h22

Na tarde desta quinta-feira, 19, o presidente da Câmara Municipal de Primavera, Josafá Brboza (PP), recebeu a visita ilustre do prefeito de Nova Xavantina, Gersino Rosa (PSD) que estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal daquele município, vereador Nei Welinton (PSD) e do historiador e jornalista, Archimedes Carpetini.

O Prefeito explicou que a visita teve por objetivo conhecer o Instituto Memória da Câmara Municipal de Primavera e implantar um projeto semelhante na Câmara daquele município – “…é um projeto modelo e referência no Estado neste segmento. Com certeza valoriza e resguarda a história do município, com documentos bem preservados, relatos históricos, fotos, enfim, todos podem constatar de perto a história da cidade e é isso que deve ser proposto em Nova Xavantina”, disse Gersino.

O presidente da Câmara de Nova Xavantina, Nei Welinton, afirmou que a história de um município deve ser preservada – “…o Instituto da Câmara de Primavera cumpre este papel, valoriza todos momentos importantes da história da cidade, sem falar no belo espaço físico criado. A nossa proposta é implantar um semelhante em Nova Xavantina, porque lá também temos uma bela história de trabalho, de desafios, colonização desde o surgimento do município, e é isso que vamos propor”, disse.

O presidente da Câmara de Primavera, Josafá Barboza, reforçou que o Instituto Memória é um dos mais belos projetos da Casa – “…é a valorização a história de Primavera, sua evolução desde a colonização, o pioneirismo, sua tradição cultural ao longo dos anos, tudo isso está preservado e essa é a função. Ficamos lisonjeados deste projeto da Câmara de Primavera ser referência e servir de modelo”, afirmou.

O Prefeito e demais visitantes levaram em mãos o projeto do instituto para implantarem em Nova Xavantina – “…agradeço a receptividade do presidente Josafá, dos demais vereadores e do pessoal do instituto que nos atendeu muito bem. Com certeza daremos sequência a este trabalho também”, disse.

Os vereadores vice-presidente da Casa, Welinton Barracão (DEM); 1º secretário Valdecir Vado (DEM); vereadores Paulo Donin (PROS), Volnei Lorenzzon (DEM) e Irineu Junior (SOL) também acompanharam a visita.

“O instituto tem um sistema de arquivamento e preservação que resguarda a nossa história. São documentos históricos que estão acessíveis aos cidadãos, é um espaço histórico cultural de muita importância para nossa cidade e aproveito e convido à comunidade a conhecer este espaço”, assinalou o 1º secretário Valdecir Vado.

O Instituto Memória está localizado no prédio da Câmara Municipal de Primavera e funciona no horário: 12h00 às 18h00.