Instituto Memória preserva a história de Primavera
O Instituto Memória da Câmara Municipal foi criado para preservar a história de Primavera do Leste, bem como preservar também a memória do Poder Legislativo, através de jornais, objetos, revistas, documentos, fatos, filmagens, fotos, dentre outros.
O Instituto memória foi inaugurado no dia 25 de junho de 2008. Conforme o presidente Josafá Barboza (PP) a preservação da história do município é um patrimônio para a comunidade – “…os valores culturais, sociais, momentos históricos da cidade, a evolução e o desenvolvimento, fases de transição, o trabalho dos gestores públicos, os pioneiros de Primavera, enfim, tudo isso tem que ser preservado e esse trabalho impede que o tempo apague e caia no anonimato”.
O Instituto funciona no horário das 12h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira. O instituto é aberto à comunidade e para que escolas visitem o espaço um agendamento pode ser feito pelo 3498-3590 com a direção da Casa de Leis.
“Manter viva a história de Primavera é o mais importante, e o instituto cumpre esse papel. Esse acervo todo será repassado as futuras gerações”, resume o 1º secretário Valdecir Vado (DEM).
“BAÚ DO TEMPO” será reaberto em 2036
No instituto está depositado o “Baú do Tempo”, uma caixa lacrada com pertences, fotos, jornais, cartas projetando o futuro de Primavera e vários outros objetos que foram depositados pela comunidade em dezembro de 2011 quando então Primavera completou 25 anos. O baú será reaberto em 13 de maio de 2.036, quando então Primavera estará completando 50 anos.